Futebol brasileiro antes e depois de J.Jesus

É inegável a diferença de pensamento entre o português e os demais técnicos  do futebol nacional.

Jorge Jesus, além de títulos, conquistou também a admiração daqueles que gostam de futebol, o português quebrou o paradigma em relação a técnicos estrangeiros atuando no Brasil.

Há quem diga que com o elenco atual do Flamengo os demais técnicos também seriam campeões. Vale ressaltar que este mesmo elenco esteve sob o comando de Abel Braga e não apresentava este nível de competitividade, inclusive conseguiu a classificação para as oitavas da libertadores na ultima rodada da fase de grupo e por pouco não caiu ainda na primeira fase.

Jesus mostrou aos demais técnicos do futebol nacional que é possível jogar duas competições em alto nível e não só brigar pelo título, mas conquistar o titulo em ambas.

A busca incessante pelo gol (139 na temporada), o time sempre ao ataque foi à maior arma do time rubro negro, diferente dos demais times do futebol nacional que jogam com o resultado debaixo do braço e recuam de acordo ao placar.

A temporada do time carioca serve de exemplo para os demais técnicos repensarem a maneira como montam seus times. Um pequeno exemplo disso são os jogadores Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, ambos formavam o ataque do Santos na temporada anterior e não mostraram nem metade do futebol apresentado nesta temporada.

Jorge Jesus trouxe uma “nova” maneira de pensar para o futebol brasileiro, mostrou que é possível jogar com o time titular em mais de uma competição, provou que é possível jogar bonito e o melhor, mostrou que a melhor defesa é o ataque.

Espero que a passagem de Jorge Jesus pelo futebol brasileiro sirva de exemplo não só para os treinadores do futebol nacional, mas para os dirigentes, para a mídia e torcedores dos demais clubes, esperamos  que esta passagem abra as portas para demais treinadores do velho continente e que o modelo de futebol mostrado pelo português substitua a velha retranca que há anos dominava o futebol nacional.

Visits: 81

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *