Futebol nas Olimpiadas – Com alteração na data Brasil perderá a base que se classificou por limite de idade.

Com confirmação do adiamento da principal competição esportiva do mundo, alguns atletas ultrapassariam idade máxima. COI e Fifa discutem mudanças.

 

Em um acordo feito entre o governo japonês e o COI, foi decidido nesta terça-feira que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados por pelo menos um ano. A decisão, apesar de claramente ser a mais correta em um momento de pandemia, pode afetar alguns atletas do Brasil, principalmente os do futebol.

 

Isso porque a idade limite para se disputar as Olimpíadas no futebol masculino (com exceção de três jogadores), é de 23 anos. Caso os Jogos passem para 2021, o que é o cenário mais provável, alguns jogadores não teriam mais idade para competir.

 

Vale lembrar que a Fifa, em parceria com o COI, estuda mudar essa idade limite para 24. Porém, pensando no cenário atual, vários jogadores de destaque não poderiam disputar as Olimpíadas. Apenas na última lista de André Jardine, são 11 os jogadores nessa condição.

 

Outros jogadores de destaque que poderiam disputar as Olimpíadas em 2020, mas não em 2021, são Gabriel Jesus, campeão olímpico em 2016, e Bruno Guimarães. Os dois atualmente estão na seleção principal.

 

A decisão agora esta nas mãos da FIFA e do COI para que este imbróglio seja resolvido o mais rápido possível, e isso impactará diretamente nos atletas que representarão nosso país nos jogos do Japão; agora em 2021.

Visits: 737

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *